Quem Somos

Rigging

A Evil Angels é uma empresa prestadora de serviços na área dos eventos especializada em rigging – montagem e suspensão de estruturas –  no mercado desde 2003. É fruto de uma vasta experiência de trabalho nesta área por parte do seu fundador, Joaquim Silva, primeiro rigger nacional a obter a certificação pela PLASA (UK) com o National Rigging Certificate nível 3.

Liderança

A qualidade dos serviços prestados tornou a Evil Angels uma empresa líder na sua área no mercado nacional e com uma posição internacional reconhecida.

Hoje a Evil Angels fornece serviços de rigging para todas as áreas de eventos, em áreas tão diversas como a televisão, teatro, cinema, circo, eventos corporate e concertos. Fornece serviços para uma vasta gama de clientes lideres na industria de entretenimento nacional, sendo fornecedor exclusivo de serviços de Rig em empresas tão relevantes como como a Altice Arena e o Campo Pequeno. No panorama internacional trabalha com várias empresas de onde se destaca o Cirque du Soleil, com quem colabora desde 2009, em diversos espetáculos world wide.

Tendo como principais preocupações a segurança e inovação, a Evil Angels apresenta-se hoje como um sinónimo de qualidade indiscutível que ultrapassa o simples fornecimento de serviços de rigging.

A empresa disponibiliza a sua vasta experiência na área aos seus clientes, contribuindo no desenvolvimento de projetos, desenvolvimento criativo e dimensionamento de estruturas e sistemas de suspensão. A paixão pelo fazer sempre mais e melhor são desde sempre a orientação guia desta empresa, que pretende continuar a apresentar-se ao mais alto nível inovando as suas capacidades e competências.

O Compromisso da Qualidade de uma Equipa Polivalente

Na base do sucesso da Evil Angels está uma equipa polivalente que oferece um alargado espetro de competências. A certificação das valências de cada colaborador tem um valor acrescentado na política da empresa. O ambiente de trabalho em que a EVIL ANGELS se insere, impõe preocupações muito específicas de segurança para todos os envolvidos nos diferentes trabalhos. A formação dos seus quadros e desenvolvimento de capacidades específicas, são a principal forma de minimizar riscos.

Definição de Rig

Entende-se por rigging toda a execução técnica, que tem como objectivo a suspensão e elevação de cargas mecânicas em estruturas ou edifícios (pavilhões, estádios, palcos, teatros).

Origem do termo…

O termo rigger tem origem nos primórdios dos barcos à vela, em que o rigger era o responsável por montar os sistemas de cordame para elevação das velas da embarcação. Numa época em que todo o trabalho era realizado simplesmente por esforço físico, sem recurso a sistemas mecânicos para além de roldanas e cordas.

Posteriormente a actividade estendeu-se em outras áreas profissionais, estando hoje amplamente difundida, e ocupando um lugar de relevância na área dos eventos.

Riggers são técnicos especializados, na realização de trabalhos de suspensão de equipamentos e/ou estruturas pesadas ou de grandes dimensões em áreas de difícil acesso.

Touring Rigger

Organiza e dirige os procedimentos de suspensão dos equipamentos. Regra geral é responsável pelo desenho e dimensionamento do “rigging set” usado.

House Rigger

É responsável por todos os trabalhos de rig executados numa determinada sala ou palco, no que respeita à acopolação dos equipamentos da produção visitante à estrutura de suporte da sala (teia ou grid).

Rigger Contratado

é contratado para auxiliar um house ou um tour rigger, não tendo responsabilidades para além da execução criteriosa das tarefas que lhe são atribuídas.

Estrutura e competências numa equipa

Head Rigger

Chefe de equipa de riggers.

Up Rigger

Executa os trabalhos de rig em altura.

Ground ou Down Rigger

Executa os trabalhos de rig no chão e dá assistência aos up riggers.

Flying People Rigger

Responsável por efeitos especiais e sistemas de elevação e movimentação de pessoas e objectos, normalmente responsável pelos sistemas de automação

“O roadie de cabelos longos como imagem de técnico foi deixada há muito tempo, dando hoje lugar a técnicos altamente especializados que apoiados em técnicas complexas levam a cabo conceitos que envolvem budgets milionários”.

Chris Higgs – Plasa rigging assessor